terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Sabemos que muitas dúvidas surgem durante os preparativos de um Casamento e estaremos sempre trazendo as respostas para você. Confira mais 10 respostas especialmente selecionadas.




1.Gostaria de saber qual o lado que a noiva deverá segurar o buquê?

R. Nada de brigar com o buquê; pois ele é um complemento do seu vestido de noiva. Aliás, o florista como um bom artista que é, deve saber captar o seu desejo e expressar através dele a sua individualidade e personalidade. Ao entrar na igreja ou salão, você noiva estará do lado direito de seu pai ou acompanhante, possivelmente, segurando sua mão ou de braços dados com o mesmo, então o buquê será seguro pela sua mão direita. Ao encontrar seu noivo, este ficará no seu lado direito, então o buquê irá para o lado oposto.

2. Como posso divulgar em que loja está a lista de presentes? Espero que os convidados telefonem perguntando?

R. A idéia de incluir um cartão da loja no convite, pode parecer interessante, porém não é muito elegante. Parta da premissa que presente é algo dado espontaneamente, pois se fosse obrigado deixaria de ser presente, não é mesmo? Anexar um cartão no convite, ou colocar “sugestão para presentes...” (como muitas noivas tem colocado nos convites) dá a impressão que você está convidando a pessoa, somente para ganhar alguma coisa. Não se preocupe, quem quiser presentear, irá perguntar se existe alguma lista de sugestão de presentes, etc..., neste momento então, nada impede de você dar os nomes das lojas, ou até mesmo um cartãozinho delas.

3. É verdade que a mãe da noiva e as madrinhas não devem estar de branco para não tirar o brilho da noiva?


R. Inicialmente a cor branca significava a “pureza” da noiva e no dia do seu casamento somente ela deveria usar, para atrair os bons fluídos, para si e para sua nova vida, que a cor proporciona.

A noiva no dia do seu casamento é o centro das atenções, e todas as atenções estão voltadas para si, então nada nem ninguém deve competir com isto, daí que sugere-se outras cores para mães e madrinhas e até mesmo convidadas.


4. Por motivo de mudança, eu e meu noivo não poderemos deixar listas de presentes em lojas. Seria muito indelicado preferir dinheiro então? Como proceder neste caso?


R. Vocês não devem pedir nunca. Uma forma elegante de resolver esta questão é fazer com que alguns amigos ou parentes chegados tomem conhecimento, que isto seria o que mais iria agradá-los; assim, caso algum convidado pergunte, eles saberiam como responder;mas somente se perguntados. Em qualquer caso, muitas pessoas vão querer registrar a ocasião com um presente, então registrar uma pequena lista, seria uma boa idéia. Uma outra opção é utilizar o sistema de cotas de lua de mel.


5. O exame pré-nupcial é obrigatório? E qual tipo de médico devemos procurar?

R. O exame pré-nupcial não e obrigatório , mas recomendado, para que futuras surpresas sejam evitadas. Os exames pré-nupciais devem constar de uma visita ao ginecologista e um urologista para o noivo; que indicarão os exames necessários, entre eles contagem de espermas, etc... Não devemos esquecer do dentista também. Isto feito, mais um passo será dado para que ávida a ser iniciada, verdadeiramente comece de forma firme e segura.
6. Até quantos padrinhos posso utilizar numa cerimônia?

R. Apesar de estar ficando comum, um enorme número de padrinhos, não devemos nunca esquecer o significado dos mesmos: padrinho = protetor, aquele com o qual se pode contar. O bom senso deve prevalecer sempre. Um número razoável, são quatro padrinhos para cada lado.


7. A Cerimônia será realizada a tarde, opte por servir bolo e champagne, seria necessário servir mais alguma coisa, ou só o bolo e o champagne bastam?


R. É necessário haver mesas e cadeiras para que todos os convidados estejam sentados. Gosto muito desse tipo de comemoração. Bastam o champagne para o brindes e o bolo, que deverá ser muito bem escolhido para que possa agradar a maioria dos convidados. Tenha cuidado para ter água e quem sabe algum refrigerante (este último , pensando no caso de haverem crianças). Coloque algumas cadeiras pelo salão, para que pessoas de mais idade possam utilizar caso sintam-se cansadas. Mesas, utilize algumas , perto das paredes, ou no meio do salão, tipo aparador, para que sirvam de descanso para as taças e pratos. Calcule um bom número de garçons, com as bandejas de taças e do bolo e muito guardanapos (que podem estar sobre as mesas.


8. Gostaria de saber a posição dos padrinhos no altar e cortejo? Qual a disposição correta para pais e padrinhos assentarem-se quando da igreja?


R. Regra geral, primeiro entram os padrinhos em ordem alternada, primeiro noiva, depois noivo. Pais e padrinhos da noiva ficam do lado esquerdo do altar , se olharmos da porta para o mesmo. Os do noivo, por conseqüência, posicionam-se no lado direito.

Normalmente os padrinhos, sentam-se nos primeiros bancos, que já estarão reservados para eles e os pais posicionam-se no altar, podendo haver cadeiras para eles sentarem ou não.


9. Posso deixar a cargo dos padrinhos a escolha de seus trajes? Tenho que estipular uma cor única?

R. Com certeza , pode ficar a cargo dos padrinhos a escolha do traje, a não ser quando queremos que todos usem fraque, etc., até porque manda a educação que a partir do momento em que se exige algo, devemos bancar o custo deste, ou pelo menos grande parte dele, o que hoje em dia fica até inviável, muitas vezes.. A experiência me leva a sugerir que podemos pedir, caso seja terno, que usem preferencialmente cor escura, para ficar mais organizado nas fotos e filmagens.


10. Como colocar no convite para convidar casais de namorado? E também convidar casal, que eu só conheça a moça?

R. Em primeiro lugar, tudo depende do número de convidados que você quer para a sua festa. Nada impede que você convide somente a sua amiga e não o namorado dela, que não conhece; já em caso de casais , efetivamente casados ou que morem juntos, os dois devem ser convidados. Hoje a maneira de subscrever os convites é muito pessoal, pode-se usar o calígrafo ou colocar uma tarjeta com os nomes dos convidados escritos, tipo: fulano ou fulano, tio... e tia.., etc...e esta tarjeta é presa à fita, ou enfeite do convite. No caso de namorados, deve-se usar o nome dos dois, bem como quando for enviado o convite para uma família onde more mais alguém, tipo tio, avó, etc... Neste caso pode-se usar um convite em separado ou escrever o nome desta pessoa junto ao dos outros que estão sendo convidados.